quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Uso das CORES

    Cada cor provoca estímulos variados no nosso sistema nervoso, afetando nossas emoções e até nosso humor. São tantas as maneiras de classificar e combinar as cores, que hoje a regra é clara: não há regra. Mas é sempre possível andar pelo caminho mais seguro. E o caminho mais seguro neste caso é conhecer um pouco da regra.
CORES QUENTES
    As cores quentes: todos os tons de vermelho, todos os tons de amarelo e todos os tons de laranja tornam o ambiente visualmente menor.

Cor amarela: É a cor da vivacidade, da alegria, do desprendimento e da leveza. Produz relaxamento, desinibição, brilho, reflexibilidade, alegria espirituosa e espiritualidade. O amarelo por ser uma cor quente, está ligado à liberação da carga da responsabilidade excessiva, à redução dos complexos, à diminuição da inquietação, da ansiedade e das preocupações. Está relacionada com a originalidade, a mente radiante, a franqueza, a luz solar e a felicidade. É indicada para lojas, pois atrai bons negócios e para restaurantes, pois desperta o apetite. Pode-se optar por um amarelo claro na maior parte das paredes e em outra usar um tom amarelo-mel como contraste, usando textura ou não. O teto pode ser amarelo claríssimo ou branco com roda teto branco. O amarelo é perfeito para ser usado em ambientes com a presença de crianças.  O quarto das crianças pintado de amarelo transmite alegria, otimismo e atiça a imaginação.

Cor Laranja: É uma cor viva que geralmente é associada à euforia, uma disposição enérgica e muito usada para chamar a atenção. Estudos indicam que a cor laranja em um ambiente pode deixar as pessoas do recinto eufóricas. Somada ao azul gera força. Ideal para salas de estudo ou de reunião, local onde a família se encontra para conversar. A cor laranja foi escolhida mundialmente como a cor a ser usada para coletes salva-vidas por ser muito visível e contrastante com a cor do mar, mesmo à noite, e também por ser uma cor pouco comum na natureza. O laranja também pode ter tonalidade fosforescente, por isto é muito utilizada em operários de obras.
Cor Vermelho: Primeira cor do espectro do arco-íris, simboliza a energia que movimenta o universo. O vermelho é a cor mais quente de todas, cor do sangue, situada no limite do visível do espectro luminoso (abaixo deste comprimento de ondas, o infravermelho, não é mais perceptível pela visão humana). Também é conhecida como escarlate, encarnado ou rubro. É cor-luz primária e cor-pigmento secundária, resultante da mistura de amarelo e magenta. O vermelho simboliza virilidade, masculinidade, dinamismo, paixão. É uma cor exaltante e até enervante. Totalmente auspiciosa, é fonte de energia, traz fama e felicidade evocando a sensualidade. Impõe-se sem discrição. É uma cor essencialmente quente, transbordante de vida e de agitação. Esta cor está relacionada ao natal e gastronomia, juntamente com o verde. Na sala de jantar estimula o apetite, porém no quarto se usada em demasia pode atrair competição e desencontro. Uma casa vermelha desperta a curiosidade e se destaca das outras. Seus moradores tendem a gostar de coisas exóticas, saem muito e levam uma vida ativa. Os objetos da casa em geral são modernos e inusitados.
Rosa ou Lilás: Relacionada com o coração, amor e alegria. Favorece a empatia e o companheirismo. está associado ao feminino. Remete para algo amoroso, carinhoso, terno, suave e ao mesmo tempo para uma certa fragilidade e delicadeza. Está ainda associado à compaixão, espiritualidade e intuição.

CORES FRIAS
    As cores frias: todos os tons de azul, todos os tons de violeta e também o verde e todos os seus tons ampliam o ambiente.

Cor azul: A cromoterapia classifica o azul como a cor que tranqüiliza e restaura o equilíbrio emocional criando atmosferas pacificadoras e aconchegantes. Ela favorece as atividades intelectuais e a meditação. O azul estimula na personalidade a doçura, a parcimônia, a sensatez e a ternura. Favorece a criação de um clima ou ambiente calmo e organizado. Use um tom azul claríssimo no teto, o mesmo tom, sendo mais forte nas paredes, deixando apenas uma parede com outro tom de azul, sendo mais escuro, adotando textura ou não. O azul claro, dependendo da tonalidade, pode se considerar uma cor neutra, podendo ser usada em escritórios. O ambiente será de muita calma e representará organização.
Cor violeta: No espectro cromático, o azul e o violeta são cores vizinhas, e os efeitos que surtem também ficam próximos; ambas convidam à meditação, trazem calma e equilíbrio, tem efeito purificador, transformando influências energéticas negativas em positivas. Essa cor deve tender para um violeta rosado, a textura deve ter um tom mais violeta. Use branco no teto e se gostar use também um roda teto fino na cor branca. A cor violeta dependendo da tonalidade também representa o feminino, podendo estar presente em quartos de meninas, ficando com um ambiente tranqüilo e nada cansativo. Na decoração pode ser utilizada em tons claros e em pequenas quantidades, para não causar tristeza e melancolia.
Cor verde: O verde é a cor da esperança, constância, resistência, perseverança, tranqüilidade, frescor, harmonia e simboliza o dinheiro, a segurança do amor-próprio e orgulho. No arco-íris esta cor fica no centro, fazendo a transição entre o calor do amarelo e a frieza do azul. O verde dá maior flexibilidade ao poder da vontade, estimula ainda a busca de condições mais adequadas de ação. Usar um verde bem claro no teto com roda teto branco, o mesmo verde em tom mais escuro nas outras paredes e deixar um outro tom de verde mais escuro em apenas uma parede para sobressair. O verde é ótimo para ambientes com presença de natureza como animais, plantas e flores  e é ideal para qualquer ambiente criando uma atmosfera calmante e energética ao mesmo tempo, sendo a cor favorável à cura. É associado à purificação.
Cor Marrom: O marrom é a cor intermediária entre o amarelo e o verde. Essa cor geralmente é associada ao serviço militar, por ser a cor usada na farda dos soldados. É uma cor abundante na natureza, estando associadas a muitas espécies de gramíneas. Em suas variedades mais claras, tem efeito fosforescente e é utilizada em avisos de segurança para obras. Considera como cor fria por ser abndante na natureza.

CORES NEUTRAS
    As cores neutras: O branco, o preto e o cinzento são tidas como cores neutras. Na realidade assim se chamam pela sua origem. O branco é a soma de todas as cores e implica a presença de luz. O preto é oposto ao branco, significa total ausência de luz e aparentemente, não deriva de qualquer cor. O cinzento, ou os vários tons de cinzento têm origem na mistura, em diferentes quantidades, do branco com o preto. As cores neutras não se afirmam muito, por si só. Ao misturar uma das diversas cores com o branco, o resultado será sempre uma cor clara. O oposto acontece quando se mistura uma cor com o preto, pois o resultado será sempre uma cor escura.

Cor branca: Significa ora a ausência ora a soma de todas as cores e não possui variações a não ser fosco ou brilhante. O branco é uma cor ímpar e neutra, fica bem em qualquer ambiente e tudo combina. É simples, harmônico e generoso por dar vôo à imaginação já que é de fácil decoração. Aumenta a sensação de amplitude e faz uma conexão direta com pureza e refinamento. Quando misturado em um mesmo ambiente com outras cores, ele sobressai. Para as paredes pode-se optar pelo branco gelo. O teto pode ser branco neve. O branco é ótimo para escritórios e apartamentos. No ocidente significa pureza e paz, no oriente é a cor do luto.
Cor cinza: Trata-se de uma cor inteiramente neutra e isenta de qualquer capacidade de influenciar o ser humano, já que é o equilíbrio entre o preto e o branco, ou exatamente o meio do espectro cromático. Transmite, assim, essa mesma neutralidade que dá a sensação de equilíbrio e estabilidade. O cinza é uma das cores mais complicadas de se trabalhar. O ideal é usá-lo com branco no teto. As paredes devem ser claríssimas e optando por um cinza mais forte em uma única parede, podendo ser texturizado ou não. Pode-se optar por um cinza mais azulado nessa parede para dar um tom de vida. Use um roda teto fino na cor branca porque assim quebrará um pouco mais o cinza. Caso o ambiente tenha ausência de cores como azul, verde ou vermelho, por exemplo, ficará sem vida e será um ambiente cansativo e tedioso.
Cor preta: É a cor mais escura do espectro de cores. É definida como "a ausência de luz", em cores-luz, ou como "a mistura de todas as cores", em cores-pigmento. É a cor que absorve todos os raios luminosos, não refletindo nenhum e por isso aparecendo como desprovida de clareza. Símbolo de sobriedade e sofisticação, esta cor carrega ainda no Ocidente, uma carga dramática. A cor preta é essencial para ambientes descontraídos como bares ou danceterias, nesses ambientes fica muito bom a presença da “Luz negra”.
Exemplos de textura ou grafiato:

Um comentário: