terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Cores Complementares


Na ciência das cores, duas cores são chamadas complementares se, quando misturadas, produzem o preto, o branco ou alguma graduação de cinza. Nos sistemas de cores mais perceptíveis, o branco está no centro do espectro e as cores complementares se situam uma ao lado oposto da outra.
Quando alguém fixa os olhos em uma cor única por um período de tempo (30 segundos até um minuto são suficientes) e depois olha para uma superfície branca, uma imagem com a cor complementar vai aparecer. Isto ocorre porque os fotorreceptores de uma cor na retina são fatigados, perdendo a habilidade de enviar informação ao cérebro. Quando a luz branca é vista, as porções daquela cor incidentes no olho não são transmitidas eficientemente como as outras cores, e o resultado é a ilusão de ver a cor complementar. Quando os receptores permanecem em repouso por algum tempo, a ilusão desaparece. A concepção científica de cores complementares pode ser vista na figura acima e difere um pouco da concepção artística.

CONCEPÇÃO ARTÍSTICA
Esta oposição cromática é usada para escolha de cores que serão usadas em uma fachada edificada ou em um ambiente habitado que se deseja uma programação ou comunicação visual adequada de acordo com o objetivo do proprietário. Por exemplo: a gama do violeta se contrapõe à gama do amarelo, portanto, eu escolheria estas cores para uma fachada onde as portas teriam um tom violeta e as paredes com um tom da gama do amarelo.
O uso de cores complementares é um aspecto importante para a beleza na arte, na arquitetura e no design gráfico. Quando são colocadas uma ao lado da outra, os complementos aparecem contrastantes. No disco artístico, as cores complementares são colocadas no lado oposto uma da outra. Embora essa concepção artística não se enquadre rigorosamente dentro da definição científica de cores, a maioria dos discos de cores na arte são dispostas de maneira semelhante.
Também, muito utilizada, são as cores análogas ou vizinhas dentro uma gama de cor:


Nenhum comentário:

Postar um comentário